Paulo Flores: a vida contada em livro

A vida de Paulo Flores está agora contada em livro, por Gabriel Baguet Jr, cujo lançamento ocorreu esta quarta-feira, no espaço Bahia, em Luanda. “Paulo Flores o Talento da Utopia” é o título da obra, no qual se pode ler desde os pormenores da sua infância até a devoção ao Semba. 
Com 287 páginas, o livro resume em imagens e textos uma carreira de 25 anos, com treze discos, com músicas escritas na sua maioria pelo seu punho. Retratando ora a guerra, que assolou o país durante 30 anos, ora a paz que se vive, mas sempre o quotidiano. Sempre o Semba.
Paulo Flores faz parte do selecto grupo de músicos defensores do Semba, num mundo cada vez mais versátil, propenso a novos estilos e a mudanças, sempre na busca do consumo.
Para o filho de Carlos Alberto Flores e Rosa de Jesus Silva, o Semba é morte Semba é vida/ Semba é suor Semba é gente/ Semba que traz liberdade Semba da nossa bandeira.
Escreve Gabriel Baguet que “o Poema do Semba” ilustra a necessidade de Paulo Flores em fixar nas letras que escreve a preocupação pela identidade.
“Não há futuro sem memória”, diz Baguet, acrescentando que Paulo Flores incorre num género musical que toca várias gerações e alia a esse cantar as sonoridades tradicionais.
Ao recorrer aos instrumentos tradicionais deixa múltiplos apelos. O primeiro é salvar o semba como património. Devolvê-lo às novas gerações sem ignorar as modernidades e as ofertas que os múltiplos suportes comunicacionais hoje colocam aos diferentes seres humanos.
Sublinha Gabriel Baguet, na introdução do livro, que “ao longo dos 20 anos de carreira, Paulo Flores tem sabido juntar as diferentes abordagens do seu porto de abrigo que é Angola, quando canta Angola a partir da própria observação da sua janela sobre o mundo. A audição das músicas de Paulo Flores encerra vários imaginários. Imaginários poéticos, mas igualmente humanistas. Quotidianos reais e profundos gritos de esperanças”.


0 comentários: sobre Paulo Flores: a vida contada em livro

Enviar um comentário para Paulo Flores: a vida contada em livro

Leia As Regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São Publicados aqueles que respeitarem as regras a baixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post

-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites

-Se quiser deixar sua Url, comente usando a opção Open ID

OBS: Comentários Dos leitores não reflectem nas opiniões do blog